Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado, principalmente, para bebês, idosos, pessoas com necessidades especiais, hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social. Realiza, desde 2013, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas, leituras sensoriais, formação de mediadores de leitura sempre com a participação de escritores, ilustradores, mediadores de leitura, contadores de história. e músicos, que numa caravana poética, itineram por creches, asilos, hospitais e abrigos, livros, afetos, muitos versos e muita prosa!

Confira a programação da primeira etapa do IV Festival Itinerante de Leitura

2 Comentários

A poesia não pode parar. O Festival Itinerante de Leitura vai continuar! A caravana poética que conquistou mais de seis mil leitores por onde passou, cativando especialmente as crianças hospitalizadas, os idosos asilados e mulheres em proteção judicial, vai seguir viagem.

A primeira etapa terá três eventos gratuitos, um fechado e dois abertos ao público em geral: uma leitura partilhada com mulheres e crianças em proteção judicial, uma Leitura Sensorial com os cegos do Projeto Deficientes Visuais na Trilha e ainda uma oficina de leitura e memória com idosos.

Os três encontros contarão com a participação da escritora Alessandra Roscoe (finalista do Prêmio Jabuti 2013) e de dois outros autores convidados, o paulista João Carrascoza (Prêmio Jabuti de Literatura em 2015) e o pernambucano Luciano Pontes.

Programe-se

Leituras afetivas com Alessandra Roscoe, João Anzanello Carrascoza e Luciano Pontes

Dia 22/09/2017, das 15h30 às 17h30

Local: Sigiloso

Leitura sensorial com cegos do projeto Deficientes Visuais na Trilha com Alessandra Roscoe, João Anzanello Carrascoza e Luciano Pontes

Dia 23/09/2017, das 12h às 14h

Local: Jardim Botânico de Brasília

Oficina Caixinha de guardar o tempo – Leitura e Memória com idosos do grupo Ativar Terceira Idade

Dia 24/09/2017, de 10h30 às 12h30

Local: Salão de Festas do Condomínio Jardim Botânico VI

Sobre o Festival

O FIL é um Festival diferente que prima pelo impacto afetivo que uma leitura partilhada pode causar. A ideia é mostrar que a leitura literária, mais do que fonte de prazer, pode estimular capacidades e até ser terapêutica. A emoção é o fio condutor de todo o trabalho. Seja estimulando a memória com os idosos, a percepção sensorial com os bebês ou com os deficientes visuais, seja com brincadeiras e música com crianças e famílias. Livros gigantes, pipas poéticas com trechos de livros e ilustrações dos autores convidados e muitas, muitas histórias partilhadas compõem o acervo. Além disso, o Festival realiza também ações preparatórias com professores e cuidadores de idosos com o objetivo de capacitá-los como mediadores de leitura.

Conheça um pouco mais o Festival:

Institucional Segunda Edição: https://youtu.be/itnbHurR3n4

Leitura e Brincadeira tudo a ver III Edição: https://youtu.be/fYnSb6TXGko

II Edição: https://youtu.be/Goyf_3VSFTs

Leitura com bebês: III Edição : https://youtu.be/-_LpWYV6ck8

II Edição: https://youtu.be/ei7cxmg8aBA

Leitura e Memória com idosos: https://youtu.be/QHpMewke8qI

Leitura sensorial com deficientes visuais : https://youtu.be/-OijH3tDoTc

Leitura com crianças no Hospital do câncer: https://youtu.be/ElEgEEi-9sU

Revoada Poética: https://youtu.be/XVeQaQZ_Fe0

2 pensamentos sobre “Confira a programação da primeira etapa do IV Festival Itinerante de Leitura

  1. Onde faço a inscrição? Interesso-me! Patrícia Oliveira

Deixe um comentário