Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado principalmente para bebês e idosos. Tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e vai realizar, gratuitamente, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas e oficinas com a participação de escritores, ilustradores e contadores de história.

Conheça Silvio Costta: escritor convidado para as ações da segunda etapa do III FIL

Deixe um comentário

estande-rf-fortaleza
UniDuniLer: Quem é Silvio Costta? É mais escritor, filósofo, músico ou contador de histórias? 

Silvio Costta: Uma mistura dos quatro. Pesquiso e procuro a razão enquanto filósofo, transformo histórias enquanto escritor, me inspiro com a música e faço do lúdico a cobertura da salada.

UniDuniLer:  Como essas artes se entrelaçam nas suas obras?

Silvio Costta: Minhas obras sempre tentam questionar algo; trabalho da filosofia. Necessito imprimir constantemente uma espécie de beleza e leveza nas coisas que escrevo ou em minhas músicas e contações.

UniDuniLer:  Suas histórias são marcadas por uma dose de humor. Por que é importante que o livro infantil seja engraçado?

Silvio Costta: Acho que o humor dá sempre uma certa leveza ao texto; mesmo no sentido poético; através da rima. De modo que o jeito, “engraçado”, generaliza essas sutilezas.

UniDuniLer:  Como foi que se iniciou a sua caminhada no universo da literatura infantil?
Silvio Costta: Fiz jornalismo pensando em ser escritor, jamais me imaginei numa carreira jornalística. As coisas aconteceram naturalmente. Quando notei, já estava envolvido em teatro infantil escrevendo peças e atuando como bonequeiro e músico. A literatura foi o passo seguinte. Sempre digo que aconteceu pelo excesso de histórias que habitavam minha cabeça.
UniDuniLer:  Qual é, na sua avaliação, a principal característica de uma boa história para crianças?

Silvio Costta: Emoção que leve ao reconhecimento de si; o jeito de contar.

UniDuniLer:  Na sua infância, como era a sua relação com os livros?

Silvio Costta: Em casa nunca fomo leitores. Uma de minhas irmãs começou a ler ainda na adolescência e, de certo modo, me influenciou. Comecei a ler mais tarde; antes lia os livros escolares com seus textos enxutos ou leituras obrigatórias, meus pais não tinham uma plena noção da importância da leitura; claro que, pelo modo como foram criados também.

 
UniDuniLer:  Que recado você dá pra essa criançada de hoje que curte ler?

Silvio Costta: Leia de tudo; descubra do que gosta. Questione e não pare de buscar conhecimento. E não há conhecimento mais prazeroso do que a leitura.

Silvio Costta é formado em Jornalismo, licenciado e pós- graduado em Filosofia pela Unesp. Ator profissional, músico autodidata e escritor com 22 obras publicadas; entre infantis, juvenis e pedagógicos, percorre o país espalhando o bom de ler! Tem trabalhos focados na primeira infância e estímulo à leitura com públicos diversos. Com poesia, prosa e música, realiza palestras, oficinas, contações de histórias, tudo para incentivar o amor à literatura e aos livros!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s