Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado principalmente para bebês e idosos. Tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e vai realizar, gratuitamente, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas e oficinas com a participação de escritores, ilustradores e contadores de história.

Oficina Brincar de Ler na Primeira Infância -Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia

Deixe um comentário

Ela pede que fechemos os olhos e esfrega com as mãos uma corrente de metal. O tilintar dos aros batendo uns contra os outros viram, na imaginação dos ouvintes, uma panela de pressão, um trem, uma peneira que que separa as pedrinhas da areia, uma festa de formigas sapateadoras.

O som é o primeiro sentido que se desenvolve nos seres humanos. A partir do quarto mês de gestação, os bebês já ouvem. Por isso, recomenda-se conversar, colocar músicas e ler para quem está dentro da barriga. Depois que sai de lá, o bebê ainda é muito atraído pelo que atiça a audição: as rimas, a sonoridade das palavras, as onomatopeias, os instrumentos. Por isso, os barulhos, as músicas, os fonemas que se repetem, são, na opinião de Alessandra Roscoe, as principais ferramentas para atrair as crianças para a brincadeira de ler.

Ao sentido da audição pode ser acrescentado o tato; com o manejo dos personagens do livro, das diferentes texturas, da sensação de água escorrendo que um tecido gelado passando pela pele traz. Pode ser com uma bola de contato que, puxa, de volta, as mentes dispersas, por meio de uma massagem colorida.

As cores e a escuridão, as figuras, as teatralizações, as expressões faciais, enchem os olhos. Os aromas e os sabores podem ser sugeridos imaginados, ou trazidos mesmo à leitura, com um perfume, uma fruta, um brigadeiro de chuchu.

E assim, nesta quarta-feira, Alessandra Roscoe mostrou, na Oficina Brincar de Ler, na Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia, como é possível fazer com que as histórias sejam encantadoras para crianças, adultos, pessoas com deficiências, idosos, todos que têm asas para voar na imaginação.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s