Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado principalmente para bebês e idosos. Tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e vai realizar, gratuitamente, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas e oficinas com a participação de escritores, ilustradores e contadores de história.

Formação em Leituras Sensoriais com Bebês – Centro de Educação Infantil 04, Taguatinga

2 Comentários

Não diga que bebês não prestam atenção em histórias. Eles adoram! Mas não espere que eles se prendam a um livro apenas por conta de seu roteiro ou pelas ilustrações, por mais surpreendente ou magníficas que sejam. Eles precisam da mediação! Quanto menor a criança, mais ávida por estímulos ela é.

Agradar esse exigente público, porém, não é difícil. Eles são essencialmente sensíveis, têm um gosto extremamente refinado, marcado por sutilezas e constantes deslumbramentos. Algumas ferramentas adotadas para cativar a percepção dos estimáveis espectadores foram apresentadas pela escritora Alessandra Roscoe às professoras e pedagogas do Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga, nesta quarta-feira.

São sons, suaves e evocativos; texturas e cores delicadas; personagens que saem das histórias em papel e se tornam palpáveis, experimentáveis, saboreáveis, cheiráveis e disponíveis em todas mais sensorialidades que eles têm e que são incompreensíveis aos adultos.

Uma borrifada de perfume no ar os carrega a um Jardim Encantado. Instrumentos como  o Girassino e o Ocean Drum (criação do Circo Udigrudi) ou o sino de chaves (artesão local) direcionam os sentidos e a atenção  para um mundo lúdico, para o mar, para o reino da fantasia. Com abelhas, borboletas, minhocas e flores nas mãos, eles começam a embarcar em uma viagem metafórica.

Depois de sentirem-se elas mesmas arrebatadas pela multissensorialidade da leitura e suas diversas possibilidades, as participantes da formação puderam ocupar com mais consciência o lugar de ouvinte, de receptor, de interagente da literatura e, daqui pra frente, espera-se, não vão ler histórias para bebês da mesma forma.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Formação em Leituras Sensoriais com Bebês – Centro de Educação Infantil 04, Taguatinga

  1. Obrigada Alessandra Roscoe por esses momentos ricos de aprendizagem! Em 30 anos de trabalho, finalmente um projeto que contemple uma etapa fundamental na vida. Valeu demais.! Seu trabalho com bebês e idosos é maravilhoso! Deus te ilumine mais para despertar novos projetos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s