Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado, principalmente, para bebês, idosos, pessoas com necessidades especiais, hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social. Realiza, desde 2013, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas, leituras sensoriais, formação de mediadores de leitura sempre com a participação de escritores, ilustradores, mediadores de leitura, contadores de história. e músicos, que numa caravana poética, itineram por creches, asilos, hospitais e abrigos, livros, afetos, muitos versos e muita prosa!

Oficina de Formação em leitura afetiva para terceira idade – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá

Deixe um comentário

O encantamento dos leitores pelos livros foi o tema chave do primeiro evento preparatório do Festival Itinerante de Leitura, na sua terceira edição. Com um público formado essencialmente por alfabetizadoras em formação continuada, o encontro foi enriquecido pelas leituras e histórias da escritora Alessandra Roscoe.

Munida de livros de vários autores premiados e reconhecidos, como Stella Maris Rezende e Dilan Camargo – convidados especiais dessa edição do Festival – e de muitas histórias de verdade e imaginárias, a autora incentivou as espectadoras a usar as memórias como fio condutor das interações com as pessoas idosas.

Estratégias como promover a leitura das imagens dos livros e resgatar lembranças através dos sentidos e da música fizeram parte dos ensinamentos compartilhados na oficina. Para Maria de Lourdes Pereira dos Santos, coordenadora do Programa DF Alfabetizado da Secretaria de Educação no Paranoá, a formação foi muito produtiva.

“Alessandra trouxe atividades que despertam a vontade da leitura e que vão auxiliar em sala de aula. As alfabetizadoras terão, com certeza, uma melhor performance na hora de apresentar os livros”, opinou.

Ana Veras, alfabetizadora de crianças e adultos que participou da formação, descobriu que a leitura afetiva é muito mais do que apenas dizer o que está escrito: “Não é só pegar o livro e ler. Você tem que encantar o leitor, seja criança, seja adulto, para que ele tenha prazer para ler e para se manter leitor. Aprendi muito hoje”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s