Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado principalmente para bebês e idosos. Tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e vai realizar, gratuitamente, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas e oficinas com a participação de escritores, ilustradores e contadores de história.

Oficina de capacitação de mediadores de leitura para realizar leituras sensoriais com bebês especiais

Deixe um comentário

As leituras sensoriais também fazem parte do UniduniLer Todas as Letras – II Festival Itinerante de Leitura. Na última quarta-feira 12 de agosto de 2015, ainda na fase preparatória do II FIL, o Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia – DF recebeu uma oficina destinada a professores da educação precoce ( 0 a 3 anos) de turmas de bebês com necessidades especiais e familiares para experimentarem outras formas de ler com os pequenos. A escritora e coordenadora do Festival, Alessandra Roscoe, desde 1998 desenvolve oficinas de leitura com grávidas ( Aletramento Fraterno), com bebês ( Experimente a Palavra) e  com idosos ( Caixinha de guardar o tempo), além de ter criado em 2010 o primeiro clube de bebês leitores permanente do país, com encontros semanais de troca de livros o Uni duni Ler. E foram as experiências todas destes projetos que Alessandra dividiu na oficina. Partindo da ideia de que ler com prazer é um processo que faz bem em qualquer idade, a coordenadora do Festival levou livros, tapetes, música e um livro gigante que permite a leitura sensorial para demonstrar que não há limitações que impeçam a descoberta do prazer de brincar de ler e que não é preciso ser letrado para interagir com os livros e a literatura. Durante a leitura que explora o tato, a audição, o olfato, a gustação e a visão no livro gigante do Jardim Encantado, uma das obras escritas por Alessandra Roscoe, os bebês e as crianças que estavam presentes participaram ativamente. Dois bebês, especialmente: Leandro, de 3 anos e João de 2 anos, ambos com especialidades e que integram o programa de inclusão na Rede Pública de Ensino, se deliciaram com a novidade. Num dos momentos da leitura sensorial em que os bebês manipulam o livro e os objetos da história, Leandro não se conteve e se jogou no meio do livro para atravessar o arco-íris de uma das páginas. Todos no auditório aplaudiram e ele repetiu a cena, pelo menos mais três vezes!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s