Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado, principalmente, para bebês, idosos, pessoas com necessidades especiais, hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social. Realiza, desde 2013, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas, leituras sensoriais, formação de mediadores de leitura sempre com a participação de escritores, ilustradores, mediadores de leitura, contadores de história. e músicos, que numa caravana poética, itineram por creches, asilos, hospitais e abrigos, livros, afetos, muitos versos e muita prosa!

Programação da Primeira Etapa – II FIL – Festival Itinerante de Leitura

Deixe um comentário

Dias 28, 29 e 30 de Agosto será realizada a primeira grande etapa do II Festival Itinerante de Leitura Uni duni Ler todas as letras com os primeiros convidados! Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, apesar de dirigidas a bebês e idosos. O II Festival Itinerante de Leitura é apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura, do Governo de Brasília e tem apoio do Meliã Hotel – Grupo Brasil 21 e da Cantina Dom Romanno.

DIA  28/08/2015 Das 14h30 às 17h30

No Teatro da Escola Parque da 308 sul será realizada a Oficina de Leitura Partilhada com as presenças dos escritores: Alessandra Roscoe, Marilda Castanha, que é também ilustradora, Patricia de Arias e o músico Guga Murray. Alessandra e os convidados irão partilhar suas leituras afetivas, as histórias de seus livros. Vão falar sobre inspiração e transpiração no fazer literário, qualidade na literatura infantil, formas de se fazer da leitura uma brincadeira com as crianças menores e sempre um ponto de partida com leitores de todas as idades. Haverá ainda, performance de ilustração, com Marilda Castanha (BH), Histórias cantadas com Alessandra Roscoe e o Livro-Concerto – Fio de Lua/Raio de Sol, baseado no livro de poesias de Patricia de Arias. As inscrições são gratuitas, mas limitadas à lotação do Teatro. Interessados devem enviar email para: alessandraroscoe@uol.com.br

DIA 29/08/2015 Das 10h00 às 12h00

Na Biblioteca Pública de Brazlândia, o quarteto se reúne outra vez para realizar uma Leitura Pública destinadas a bebês e pré-leitores. Cada um dos convidados do Festival terá a oportunidade de ceder voz e afeto para ler e brincar de ler com os mais miúdos, seus professores e familiares! Professores, educadores e assistentes sociais de Brazlândia, participaram no último dia 08/07/2015 de uma oficina preparatória sobre leitura com bebês.

DIA 30/08/2015 Das 10h00 às 12h00

No Lar Bezerra de Menezes em Sobradinho haverá o encerramento da Primeira etapa com uma Leitura Pública para idosos, tendo como fio condutor as dinâmicas de Leitura e Memória experimentadas no Projeto Caixinha de guardar o tempo em que Alessandra Roscoe faz leituras em voz alta com idosos e pacientes de Alzheimer. No Festival, o texto, as ilustrações, os poemas musicados dos convidados farão parte do varal de lembranças e da colcha de memórias que serão construídos coletivamente durante as leituras partilhadas.

Os participantes da Primeira Etapa:

Foto pé de letra. POA jpg

Alessandra Roscoe – escritora, jornalista e coordenadora do Uni duni Ler Todas as Letras. Tem 25 livros publicados um deles adaptado para um curta no cinema. Coordena em Brasília as oficinas Äletramento”Fraterno, de leitura com grávidas; Experimente a palavra, de leitura sensorial com bebês, o Clube de leitura para bebês, Uni duni Ler e Caixinha de Guardar o tempo, oficina de leitura e memória com idosos e pacientes de Alzheimer. É jurada de concursos literários, faz formação de mediadores de leitura em todo o Brasil. Foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura em 2013, categoria Infantil com o livro Caixinha de guardar o tempo – Editora Gaivota e faz parte do time de especialistas da BOOXS, site de assinaturas literárias para crianças.

?

?

Marilda Castanha é mineira, escreve ilustra e é responsável pelos desenhos da Marca L,Occitane no Brasil. Nasceu em Belo Horizonte, onde se formou em Belas Artes na UFMG. Desde 1987 ilustra livros para a infância e ganhou, por duas vezes, o prêmio Jabuti de Ilustração: em 2000 pelo livro Pindorama, terra das Palmeiras (Ed. Cosac e Naify) e em 2012 pelo Mil e uma estrelas (Edições SM). Participou também de eventos e exposições internacionais, como por exemplo, da Mostra Le Imaggini de La Fantasia (em Sarmede, Italia). Hoje trabalha como autora e ilustradora, em seu ateliê em Santa Luzia, próximo de BH.

patriyguga

Patricia de Arias é espanhola, escritora com três livros publicados, ela veio para o Brasil acompanhar o marido, Guga Murray, que é músico, mas que sempre esteve muito perto dos livros e da poesia! Guga é filho da premiada escritora Roseana Murray. Além da parceria na vida, Guga e Patricia se juntaram também na arte,  são proprietários da Atrium – escola de artes em Resende – RJ e sobem juntos ao palco para apresentar um espetáculo que soma, música, poesia e leituras, baseado no livro Fio de Lua/Raio de Sol, de Patricia de Arias. Um pouco mais sobre cada um: Guga Murray nasceu no Rio de Janeiro. É musicista e transita entre a música popular e erudita. Lançou dois discos com o conjunto musical Um Trio Viralata. Trabalhou no Projeto de integração cultural Terra Musical junto ao governo da Bretanha, França. Viajou com seus Concertos Didáticos por toda a Andaluzia , dentro do premiado projeto ABECEDÁRIA do governo Andaluz., durante três anos. Trabalhou como professor de música em São Paulo, por nove anos, na Escola de Música Companhia das Cordas . É especialista em formação de bandas com crianças e jovens.Viveu na Espanha de 2004 até 2012. Patricia de Arias é escritora, atriz e professora de teatro, nascida em Granada, Espanha. A partir de 1996 começou a atuar profissionalmente em diversas companhias teatrais. De 2000 a 2009 fez parte da companhia de teatro amador “Entre dos Caras”, dirigida pela atriz e diretora argentina Clara Viola. Desde 2013 vive no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s