Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado, principalmente, para bebês, idosos, pessoas com necessidades especiais, hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social. Realiza, desde 2013, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas, leituras sensoriais, formação de mediadores de leitura sempre com a participação de escritores, ilustradores, mediadores de leitura, contadores de história. e músicos, que numa caravana poética, itineram por creches, asilos, hospitais e abrigos, livros, afetos, muitos versos e muita prosa!

Balanço positivo do Festival Itinerante de Leitura em 2013!

Deixe um comentário

Image

Uni duni Ler todas as letras foi aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC da Secretaria de Cultura em Março de 2013, os recursos foram disponibilizados a partir de abril e já neste mesmo mês, a coordenadora do Projeto, a escritora Alessandra Pontes Roscoe, começou a desenhar o que viria a se transformar no Festival Itinerante de Leitura!

Foram meses de muito trabalho e realizações. Março, abril, maio e junho foram de preparação e pré-produção. Escolha de locais, datas, acertos com os profissionais que integrariam o projeto, idealização do formato dos eventos.

Decidido que as ações de incentivo à Leitura focadas nos bebês, pré-leitores e idosos poderiam se concentrar em etapas de um Festival, todos arregaçaram as mangas para dar corpo ao FIL, foram surgindo os parceiros: Meliã Hotéis, Cantina Dom Romano, Companhia de Arte para bebês da Espanha La Casa Incierta, Roedores de Livros, Jardim Botânico de Brasília, Sesc de Taguatinga e a trupe de escritores, ilustradores, mediadores de leitura tão especial que fez tudo acontecer!

Foram três etapas do Festival, realizadas entre julho e dezembro, Quatro convidados de fora de outros estados: Jonas Ribeiro (SP), Marília Pirillo (RJ), André Neves (RS) e Leo Cunha (MG), dois da Espanha: Clarice Cardell e Carlos Laredo, além dos profissionais da literatura do DF, Alessandra Roscoe, Ana Paula Bernardes, Letícia Levenhagen, Maria Célia Madureira, Raquel Gonçalves e Tino Freitas.

A assessoria de Imprensa ficou a cargo da Tato Comunicação e a Monitoria em todos as atividades foi desempenhada pelas arte- educadoras: Cláudia Weber e Luciana Roscoe.

Ao todo foram  dezoito eventos com bebês, crianças, alunos do Ensino Especial, professores, famílias e idosos em visitas a creches e asilos públicos, leituras em parques e feiras, além de rodas de leitura e shows que percorreram dez Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Uni duni ler todas as letras encerra 2013 com um saldo muito positivo de leituras espalhadas pelo Distrito Federal e promete mais em 2014!

Os agradecimentos de toda a equipe a cada um que fez parte desta história de amor aos livros a à leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s