Uni duni Ler Todas as Letras é um projeto de incentivo à leitura voltado principalmente para bebês e idosos. Tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e vai realizar, gratuitamente, leituras públicas, rodas de histórias e cantigas e oficinas com a participação de escritores, ilustradores e contadores de história.

Um resumo da segunda etapa do Festival Itinerante de Leitura

Deixe um comentário

Foram nove eventos em sete dias! Uma maratona de leituras e muitas descobertas. A etapa Primavera do Festival Itinerante de Leitura Uni duni Ler todas as letras foi um sucesso! Passeou por cinco regiões administrativas do Distrito Federal, ofereceu leituras e literatura para bebês, crianças especiais, famílias, mediadores de leitura e idosos no Lago Sul, na Asa Sul, em São Sebastião, no Paranoá e em Sobradinho. Foi uma semana inteira de festa e com convidados muito especiais. O Festival cresceu em setembro e graças ao patrocínio do FAC, da Secretaria de Cultura do GDF e aos apoios do Meliã Hotel, da Cantina Dom Romano, do Jardim Botânico de Brasília e dos parceiros que estiveram com a gente na primeira etapa, foi possível partilhar muito mais leituras e histórias. Tudo começou com uma linda revoada de balões recheados de poesia na segunda-feira, dia 23/09 na entrada do Jardim Botânico de Brasília. A leitura pública com bebês e pré-leitores começou cedo e as famílias participaram de cada etapa, lendo com seus pequenos, pendurando versos num varal poético e recheando balões com trechos de poemas dos escritores: Alessandra Roscoe, André Neves e Leo Cunha, convidados do projeto. As crianças desenharam e pintaram personagens dos livros que leram e encerraram a manhã enchendo com mil balões coloridos cheios de versos, o céu de Brasília!

ImagemImagem

Terça-feira, dia 24/09 foi a vez de uma experiência inovadora: uma leitura sensorial com bebês cegos e crianças de baixa visão no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, que fica na 612 sul. Alessandra Roscoe fez duas apresentações e experimentou técnicas de leitura partilhada, utilizando-se dos cinco sentidos. Os pais e professores foram vendados, a sala foi escurecida e todos puderam perceber a força que uma leitura em voz alta pode ter!

ImagemImagem

Quarta-feira, dia 25/09 uma oficina para alunos do curso de cuidadores de idosos do Instituto Federal de Educação de São Sebastião, reuniu mais de 160 pessoas. Foram três horas de práticas leitoras voltadas para a leitura com idosos. Alessandra Roscoe apresentou livros, músicas e histórias, além das experiências com as oficinas do projeto Caixinha de guardar o tempo, realizada com idosos e com pacientes de Alzheimer, tendo a leitura de livros infantis como forma de costurar memórias!

Imagem

Quinta-feira, dia 26/09 uma grande brincadeira inspirada em Lewis Carroll tomou conta da programação do Festival e reuniu os dois principais públicos do projeto Uni duni Ler todas as letras, bebês e mais vividos! Um Chá Literário de “desaniversário”do Dia dos Avós, em que os netos levaram seus avós para leituras muito saborosas. As leituras aconteceram na Casa de Chá do Jardim Botrânico e contaram ainda com a presença de várias turmas do ensino fundamental da Escola Classe Jardim Botânico. Todos foram recebidos pelo Chapeleiro Maluco e por Alice que fizeram daquele espaço, o seu País das Maravilhas!

Imagem

Imagem

Na sexta-feira, dia 27/09 mais uma oficina, desta vez na companhia do escritor mineiro Leo Cunha para mediadores de leitura com o tema: Muitas leituras, infinitas histórias, para um público atento e diverso que misturou educadores, crianças e contadores de histórias.

Imagem

No sábado, dia 28/09 duas atividades muito especiais: pela manhã uma leitura pública com idosos, internos do Lar Bezerra de Menezes, em Sobradinho! Alessandra Roscoe, André Neves e Leo Cunha partilharam leituras e emoções com um grupo muito especial!

Imagem

Imagem

Na parte da tarde, a caravana de escritores seguiu para a Esplanada dos Ministérios e se instalou no vão da Biblioteca Nacional para um show de histórias e cantigas. Nem a chuva atrapalhou a itinerância e o Festival reuniu crianças e adultos para uma nova rodada de leituras, apresentações musicais e performances de ilustração!

Imagem

 

 

DSC_7762[1] DSC_8027[1]

No domingo 29/09 uma oficina no Paranoá encerrou a segunda etapa de atividades do Festival Itinerante de Leitura, foram dias intensos e de muitas descobertas!

2013-09-29 11.23.09  2013-09-29 11.10.32 2013-09-29 11.19.37

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s